Dificuldade para dormir

Se você ficou rolando na cama sem conseguir pegar no sono sabe como enfrentar dificuldade para dormir pode ser um pesadelo.

A boa notícia é que essa não precisa ser sua realidade para sempre: existem algumas técnicas que ajudam a dormir mais rápido e melhor.

Em algum momento você certamente se verá nesse cenário, em que o sono parece simplesmente desaparecer.

Isso pode acontecer por diversas razões, como um período de ansiedade, altos níveis de estresse e até problemas de saúde. ¹

Nessas horas, ter algumas cartas na manga pode ajudar a combater a dificuldade para dormir.

Para isso, separamos algumas dicas para você saber o que fazer quando enfrenta esse problema, além de técnicas para dormir bem. Confira!

O que causa dificuldade para dormir?

Para entender como combater a dificuldade de dormir, você precisa entender o que pode prejudicar o seu sono.

Certamente você já se perguntou “por que tenho dificuldade para dormir” ao passar algumas noites em claro, não é?

A razão são as mais diversas, mas, abaixo, vamos entender um pouco mais sobre as principais causas.

Condições de saúde que atrapalham o sono

Para começar, você pode enfrentar dificuldades para dormir ou para manter o sono por problemas de saúde. ¹

Isso engloba desde questões de saúde mental como a ansiedade e depressão ² à doenças como a fibromialgia ³, que impactam diretamente a qualidade do sono.

Distúrbios do sono como a apneia noturna e a paralisia do sono também podem causar dificuldades no momento do repouso. 4

Por ser um ponto muito amplo, ao perceber que a dificuldade em adormecer ou manter o sono se tornou algo frequente, o melhor a se fazer é buscar por um diagnóstico médico para concluir ou eliminar qualquer relação com um problema de saúde.

Hábitos e comportamentos que atrapalham o sono

Se a insônia não for de origem secundária, ou seja, não está relacionada a nenhuma doença ou condição de saúde, é hora de analisar seus hábitos.

Geralmente, a dificuldade de adormecer acontece porque não há uma rotina de sono saudável e você possui compartamentos nocivos, principalmente próximos ao horário de dormir.

Alguns hábitos que colocam o seu sono em jogo são:

  • Uso de aparelhos eletrônicos até tarde; 5
  • Consumo de bebidas e substâncias estimulantes; 6
  • Alimentação noturna pesada e próximo à hora de se deitar;
  • Prática de exercícios físicos de alta intensidade a noite; entre outros. 7

Fatores externos que atrapalham o sono

Por fim, existem também os fatores externos, aqueles que não podem ser controlados, que acabam afetando o seu sono.

Esse é o caso, por exemplo, de medicações que você precisa tomar, mas que impactam em seu descanso negativamente, assim como questões relacionadas a barulho ou temperatura que causam pertubações do sono.

Também há situações de troca de turno ou até o jet lag, resultado da troca de fuso horário, que podem levar à dificuldade para dormir. 8

O que fazer ao ter dificuldade para dormir?

Como você pode ver, são muitos e variados os motivos que podem atrapalhar seu sono.

Se você se encontra em alguma dessas situações, deve estar se perguntando o que fazer para combater a dificuldade para dormir.

No caso da insônia secundária, geralmente a melhora para o problema está no tratamento da condição física ou mental que esteja causando essa dificuldade.

Naturalmente, ao iniciar o tratamento, se curar ou controlar questões, como a fibromialgia ou a ansiedade, por exemplo, a insônia tende a amenizar também, deixando de ser um problema recorrente.

No entanto, quando o problema é uma questão de hábito, o tratamento deve iniciar na mudança de comportamento, excluindo aquilo que prejudica e adotando uma rotina mais saudável e favorável ao sono.

Abaixo, você pode ver algumas dicas e técnicas que podem te ajudar a dormir melhor.

4 técnicas para dormir bem

1. Crie um ambiente favorável ao sono

Ambiente, temperatura, luz… Tudo isso impacta o seu sono e pode ser o responsável por você ter ou não dificuldade para dormir.

Por isso, uma das melhores técnicas para dormir bem é preparar o seu ambiente de descanso.

Isso vai desde a iluminação do seu quarto até o quão confortável são as roupas que você usa para dormir.

Dessa forma, o ideal é que você cuide de cada um desses aspectos para que, ao se deitar, seu organismo se sinta relaxado o suficiente para pegar no sono.

Evite a exposição à luz, pois ela pode estimular seu corpo a permanecer alerta. Se você tem aparelhos eletrônicos como uma TV ou computador no quarto, o melhor é trocá-los de lugar.  5

Afinal, a luz e os ruídos podem prejudicar o seu sono  5. Além disso, cuide da temperatura do ambiente: um quarto muito frio ou muito quente pode fazer você demorar a adormecer.

2. Durma e acorde em um mesmo horário

Uma rotina de sono começa com a definição de horários.

Por isso, determine um horário para estar na cama e o respeite. O mesmo vale para a hora de acordar.

Ao determinar horários, você acostuma o seu corpo a entender quando é hora de adormecer e quando deve manter-se desperto, fortalecendo seu ciclo sono-vigília. 9

Além disso, ao ter hora certa para dormir você consegue controlar suas horas de sono e garantir que irá descansar a quantidade de horas ideal para o seu descanso.

3. Deixe os aparelhos eletrônicos em outro cômodo

A melatonina, hormônio do sono, só começa a ser produzida ao anoitecer, pois sua síntese está diretamente relacionada à luz solar. 10

No entanto, quando mesmo após anoitecer você continua em contato com a luz, ainda que artificial, seu organismo pode se enganar, entendendo que ainda está longe do horário de dormir.  5

Por isso, o melhor a se fazer é reduzir a intensidade da iluminação do seu quarto ao começar a se preparar para dormir.

Além, claro, de tirar de perto qualquer fonte de aparelho eletrônico, pois a luz azul dos celulares, computadores, etc, também podem influenciar o sono.  5

4.Tome um suplemento de melatonina

Se depois de implementar essas técnicas para dormir bem você continuar enfrentando dificuldades para dormir, suplementar a melatonina pode ser uma alternativa. 10

Como vimos, a melatonina é produzida por nosso organismo à medida que anoitece, no entanto, por uma série de razões, como falamos acima, você pode acabar enfrentando problemas para pegar no sono.  10

Nesses casos, uma saída é aumentar os níveis desse hormônio no organismo por meio da suplementação.

Como suplemento alimentar, a melatonina age como um indutor, auxiliando no processo de adormecer e a manter o sono por toda a noite. 10

Assim, se você acredita que a suplementação é a resposta para sua dificuldade para dormir, o melhor a se fazer é buscar por orientação médica para discutir a indicação do tratamento e a dosagem ideal para seu caso.

Com essas dicas, caso a dificuldade de dormir for resultado de comportamentos e hábitos, rapidamente você se verá pegando no sono com mais facilidade e dormindo melhor.

No entanto, se mesmo com essas técnicas para dormir bem, o problema não cessar, procure um médico especialista para fazer um estudo do seu sono.

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas que também estão passando por esse problema. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essas!

1. Institute of Medicine (US) Committee on Sleep Medicine and Research. Sleep Disorders and Sleep Deprivation: An Unmet Public Health Problem.Washington (DC): National Academies Press (US); 2006. 3, Extent and Health Consequences of Chronic Sleep Loss and Sleep Disorders. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK19961/. Acesso em abril/2022. 2. Staner L. Sleep and anxiety disorders. Dialogues in Clinical Neuroscience. 5:3, 249-258. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.31887/DCNS.2003.5.3/lstaner. Acesso em abril/2022. 3. Harding SM. Sleep in Fibromyalgia Patients: Subjective and Objective Findings. The American Journal of the Medical Sciences Volume 315, Issue 6, June 1998, Pages 367-376. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0002962915403544. Acesso em abril/2022. 4. Medic G, Wille M and Hemels M EH. Short- and long-term health consequences of sleep disruption. Nat Sci Sleep.Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5449130/. Acesso em abril/2022.5. Figueiro MG, Wood B, Plitnick B, Rea MS. The impact of light from computer monitors on melatonin levels in college students. Neuro Endocrinol Lett. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21552190/. Acesso em abril/2022.6. Ambesh P, Shetty V, Ambesh S, Gupta SS, Kamholz S, Wolf L. Jet lag: Heuristics and therapeutics. J Family Med Prim Care. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30112298/. Acesso em abril/2022.7. Sullivan Bisson AN, Robinson SA, Lachman ME. Walk to a better night of sleep: testing the relationship between physical activity and sleep. Sleep Health. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6801055/. Acesso em abril/2022.8. Melatonin for jet lag. Drug Ther Bull. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31932335/. Acesso em abril/2022.9. Sedgwick PM. Disorders of the sleep-wake cycle in adults. Postgrad Med J. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC2360840/. Acesso em abril/2022.10. National Institutes of Health (NIH). Melatonin: What You Need to Know. National Center for Complementary and Integrative Health. Disponível em https://www.nccih.nih.gov/health/melatonin-what-you-need-to-know. Acesso em abril/2022.